Quem somos

 

IMBRADIVA significa Iniciativa de Mulheres Brasileiras contra Discriminação e Violência. Somos uma OnG ecofeminista interseccional.


Nosso feminismo é antirracista e contra todas as outras formas de discriminaçao.


Nosso ativismo também preza pela sustentabilidade e estamos em processo de transição zero waste, redução total de
lixo e desperdício em todos os nossos projetos.


Estamos em constante aprendizado e sempre almejamos a coerência entre teoria e prática.

 

Somos uma Iniciativa de Mulheres Brasileiras, IMBRADIVA e.V., fundada por brasileiras e alemãs e registrada, desde 1998, como organização sem fins lucrativos. Orientamos e apoiamos migrantes de língua portuguesa no processo de integração à sociedade alemã. Nosso trabalho preconiza a não-violência de gênero e a valorização da mulher migrante, além de incentivar uma contínua interação - fundamental para uma integração sustentável - entre migrantes e locais.


Tendo como valioso recurso o engajamento de voluntári@s, nossos projetos favorecem o entendimento entre os povos, sensibilizando-os a diferentes hábitos e culturas. A IMBRADIVA tem sede em Frankfurt am Main, mas atende em âmbito nacional e transnacional, em cooperação com diversos países europeus e com o Brasil.

 

Nossos valores


Acreditamos que a verdadeira integração somente é possível através de uma ampla participação social, econômica e cultural (independente de gênero, origem, credo, etnia ou condição socioeconômica);

 

integração realiza-se através do acesso igualitário à educação e à informação; através do fortalecimento da autoestima de cada indivíduo, da valorização de suas competências profissionais e pessoais e da promoção da amizade e respeito entre as diferentes culturas. Vemos o diferente, o outro como chance de crescimento e nunca como ameaça. Pois, a verdadeira riqueza de uma sociedade revela-se em sua pluralidade, na troca intercultural e no respeito à diversidade.

 

Nossa Missão


Com base em nossos valores e identidade, nossa missão é orientar e apoiar migrantes de língua portuguesa no processo de integração à sociedade alemã; sensibilizar e despertar o interesse de migrantes e locais a diferentes hábitos e culturas; fortalecer a autoestima e autonomia da mulher migrante.

 

Nossa História

Através do contato com numerosas brasileiras que por diversos motivos vieram viver na Alemanha, três mulheres entraram concretamente em contato com as causas e as consequências do fenômeno da imigração.As experiências e dificuldades vividas, sobre as quais estas mulheres começaram a relatar serviu de motivação para a formação de um grupo, inicialmente constituído por duas brasileiras e uma alemã.

interssecional.png

Diretoria

interssecional.png
APP-Imbradiva_MM0031.JPG

Domingas de Beijo Steigerwald

Sara Freire Simões de Andrade

Patricia Santos da Cruz

Vereinsregister: Frankfurt am Main VR12811


Presidente: Sara Freire Simões de Andrade


Vice-presidente: Domingas de Beijo Steigerwald


Diretora Financeira: Patricia Santos da Cruz

Punho-s-fundo-Imbradiva_MM0004.png